Sabemos que a sustentabilidade vende, já ninguém tem dúvidas disso. No entanto, já não é suficiente que uma marca, ou loja, venda um saco reutilizável, para se impor como sustentável. Os consumidores estão mais exigentes, informados e querem saber em que tipo de sustentabilidade é que as marcas estão a trabalhar.

São os consumidores que estão a fazer com o movimento para a sustentabilidade seja mais rápido.

Seja por razões ambientais, seja por razões políticas, os consumidores estão mais conscientes e atentos à forma como compram. E procuram, nos produtos, algum tipo de validação dos esforços das marcas. Essa validação vem, muitas vezes, através das certificações.

Assim, surgiram, ao longo dos últimos tempos, algumas certificações de sustentabilidade, de várias áreas de consumo, que gostávamos de partilhar.

Muitas delas estão presentes em Portugal, outras não estão mas hão-de chegar um dia. Fizemos uma pequena lista que esperamos que seja uma ajuda, no momento de ir às compras. Há tantos selos e símbolos nas embalagens que, às vezes, podemos sentir-nos perdidos. A lista tem uma ordem alfabética para ser de fácil consulta.

B Corporation

Valida que o negócio faz uma avaliação do impacto das suas operações/decisões nos colaboradores, clientes, comunidade e ambiente.

Better Cotton Innitiative (BCI)

Promove e implementa um standard de produção, baseada em princípios de sustentabilidade, justiça social e desenvolvimento económico, aplicado a toda a cadeia de abastecimento.

Best Aquaculture Practices (BAP)

Assegura a sustentabilidade em produtos de aquacultura.

Biodegradable Products Institute (BPI)

Assegura que os produtos são compostáveis.

Bluesign

Verifica que as empresas estão a cumprir a legislação, relativamente ao ambiente. Combina critérios como, a segurançao do consumidor, consumo de água, emissões de carbono e redução de utilização de substâncias nocivas, em fases iniciais de produção.

Cotton Made in Africa (CMIA)

Promove a proteção ambiental e o combate à pobreza, dos pequenos proprietários de terrenos, que produzem algodão no continente africano.

Cradle to Cradle

Coloca em evidência os esforços feitos pelas empresas, para conseguirem desenvolver um produto com design eco-inteligente. Abrange desde os materiais, a reciclabilidade, a utilização de energias renováveis, a eficiência de consumo de água e a responsabilidade social das empresas.

Ecocert

Certifica as marcas que alegam que o seu produto é orgânico.

Energy Star

Aprova e partilha informação relativa ao consumo de energia de determinados produtos e equipamentos.

EPA Safer Choice

Identifica e certifica os produtos que têm uma performance mais segura e saudável, para as pessoas e para o ambiente.

Fair Trade Certified

Esta certificação garante que a marca é líder em desenvolvimento sustentável e responsabilidade social corporativa. Nesta certificação, há vários sub-sistemas, que se dedicam a áreas específicas: produção de algodão, setor têxtil e toda a cadeia de abastecimento, produção artesanal e de pequenos agricultores, certificação de ingredientes utilizados em produtos alimentares.

GLOBALG.A.P.

Certifica que os negócios e as práticas agrícolas são seguras e sustentáveis.

Global Organic Textile Standard (GOTS)

Certifica um standard para o processo de produção de fibras orgânicas texteis, ao longo de toda a cadeia de abastecimento.

Global Recycle Standard (GRS)

Define os critérios que podem ser auditados por uma empresa externa, relativos a conteúdo reciclado, rastreabilidade, práticas sociais e ambientais e restrições, em termos de químicos utilizados na produção de um produto.

Green Business Bureau (GBB)

Permite que as empresas percebam, implementem e certifiquem práticas de negócio ecológicas/verdes.

Green Seal

Certifica produtos, serviços, restaurantes e hotéis, baseando-se em critérios de performance, saúde e sustentabilidade.

Leadership in Energy and Environmental Design (LEED)

Certifica negócios que criam edificios verdes, saudáveis, altamente eficientes e com redução de custos de operação e manutenção.

Marine Stewardship Council (MSC)

Certifica o marisco de produção sustentável.

Organic Cotton Standard (OCS)

Verifica que o produto final contém a quantidade de algodão orgânico necessária para ser considerado um produto orgânico. Não certifica a origem dos materiais, o processo de produção, o impacto ambiental nem questões relacionadas com os direitos dos trabalhadores.

Oeko-Tex

Certifica que os tecidos utilizados em produtos têxteis são seguros e não têm substâncias tóxicas.

Programme for the Endorsement of Forest Certification (PEFC)

Assegura que as empresas promovem uma gestão sustentável das florestas.

Rainforest Alliance

Assegura que as plantações vão ao encontro dos critérios ambientais, sociais e económicos, associados com o standard de Agricultura Sustentável.

Responsible Wool Standard

Assegura o bem estar das ovelhas e a qualidade dos terrenos de pasto. Esta certificação também assegura a rastreabilidade, desde o pasto até ao produto final.

SA8000

Com base nas deliberações da ONU, certifica as empresas que promovem os direitos humanos dos trabalhadores, em todo o mundo.

Seafood Watch Green Rating

Assegura que as marcas vendem marisco pescado ou produzido com o mínimo impacto para o ambiente.

TRUE Zero Waste

Dá suporte e certifica as marcas que alcançaram os objetivos de zero desperdício, limitando a quantidade de lixo necessária para desenvolver o negócio.

Fontes:

Outros artigos que podes gostar

Faça sua a camisa dele!

As camisas brancas oversize estão in. Para quem gosta deste estilo descontraído e confortável, a boa notícia é que não é necessário ir às compras para usar esta tendência! Porquê? Porque podemos aproveitar o roupeiro dele (marido, namorado, irmão, pai, filho, amigo) e...

Dress and go!

Há quem considere que os vestidos não são versáteis e que não se enquadram no conceito de eco-style pelo facto de serem peças únicas e, como tal, não permitirem criar variedade nos looks. Eu discordo e garanto que modificar esta crença irá multiplicar os vossos...

O fim da fast fashion?

A União Europeia tem vindo a apertar o cerco à indústria têxtil, com regulação mais apertada para as peças que se destinam ao mercado europeu. O objetivo? Reduzir o impacto ambiental da indústria, aumentando a durabilidade das peças. Os requisitos são variados, desde...

Elementos naturais no calçado

Em tons de areia, as sandálias de croché, corda, ou ráfia esbanjam naturalidade e são ótimas para compor looks descontraídos. Apesar disso, o seu uso não se limita aos piqueniques ou às férias na praia, com a roupa certa estas podem ser usadas para trabalhar (se o...

Como funcionam as certificações de moda sustentável?

As certificações podem ajudar-nos a fazer melhores escolhas, pois comprovam que as marcas cumprem com as promessas que fazem. Na moda também existem certificações, algumas específicas e outras genéricas. Embora as entidades que certificam sejam por norma...

Camisa clássica, mas nem tanto!

Apelidada de clássica e sendo considerada uma peça indispensável do dress code business formal, a camisa também sai à rua para descontrair. A sua versatilidade oferece uma grande liberdade para criar composições interessantes, logo o facto de ser formal, ou não,...

Desafio: a mesma peça, vários looks!

Nunca me cansarei de afirmar que sermos adeptas de um Eco Style não significa apenas usarmos roupa com produção ética e feita de materiais sustentáveis. Significa também darmos muito uso a todas as peças que possuímos. Afinal, um consumismo exagerado de roupa...

Coordenar rosa com habilidade

Se por um lado, o color block* está in. Por outro lado, esta temporada o rosa, em todas as suas tonalidades, assume-se como um dos protagonistas. Assim, saber coordená-lo com outras cores é uma habilidade que pode permitir tirar os looks do comum e revelar empenho na...

Hoodie com saia by Breathing Style

Confortável e prático o hoodie, sweatshirt com capuz, é considerado uma peça essencial tanto do sportswear como do loungewear. Mas o seu potencial não se fica por aí! Surpreendentemente versátil, é possível inseri-lo em looks dignos de destaque no street style. Se...

O que é design circular?

No design de moda, são usados recursos com o objetivo de fazer roupas lindas, que cumpram a sua função. De conforto, de proteção, de adorno e até de integração social. Até agora, e com raras exceções, não é considerado no processo de design o que fazer com as roupas,...
Casacos

Há para todos os estilos

Calças

Jeans, clássicas ou casuais

Vestidos

Atrevidos, formais ou descontraídos

Recebe novidades em primeira mão

Ideias, sugestões e inspiração para uma vida mais sustentável

Novidades de novas peças em loja

* indicates required


Para subscrever, é necessário aceitares o envio por email.


Podes remover a tua subscrição a qualquer momento

We use Mailchimp as our marketing platform. By clicking below to subscribe, you acknowledge that your information will be transferred to Mailchimp for processing. Learn more about Mailchimp’s privacy practices here.