Comprar roupa em segunda mão pode até estar na moda mas ainda não é uma realidade para todas as pessoas. Alguns mitos, ideias pré-concebidas, dificuldades e receios levam a que muitos ainda tenham dificuldades em dar o passo. Mesmo que tenham vontade.

Aos receios habituais, acresce o sentimento de insegurança de o fazer online. A falta de tocar nos tecidos, o não saber se vai ficar bem, ou até servir e a insegurança de algo correr mal no processo.

Eu já estive aí. A querer fazê-lo, mas perdida no meio da oferta. Sem saber no que confiar, como fazer, onde procurar.

Por isso, fui à procura de dicas partilhadas por quem já o faz, para quem o quer fazer e não sabe por onde começar. A elas, juntei a minha experiência pessoal, que pode ser útil para algumas pessoas.

Como começar a comprar roupa em segunda mão online

Conhece as tuas medidas

Os tamanhos das roupas variam muito, dependendo da origem da marca e dos padrões de cada país. Por exemplo, de uma forma geral, os tamanhos nos EUA costumam ser maiores do que os da Europa. Assim, se vestes um M por cá, é possível que o tamanho americano seja um S.

Mas vai mais longe e tira as tuas medidas exatas, nomeadamente de cintura, peito, anca. Guarda essas medidas e usa-as na hora de comprar. Podes também medir peças, que te sirvam na perfeição, e tomá-las como referência para escolher outras.

Na nossa loja, temos medidas detalhadas em praticamente todas as peças, podes ver esta peça como exemplo.

Faz uma wish list

Comprar em segunda mão é mais acessível e mais amigo do ambiente. E sabes qual é um comportamento que é ainda mais amigo do ambiente? Reduzir as compras.

Assim, tal como fazemos quando vamos ao supermercado, faz uma lista de compras de roupa e acessórios. Podes fazê-la quando muda a estação e te apercebes do que tens em falta, ou gostavas de comprar.

Mantém essa wishlist no teu telemóvel, para que saibas sempre o que realmente precisas. E cumpre ao máximo com a wish list, para não comprares, por impulso, peças que não precisas. Ou não têm lugar no teu roupeiro.

Compra para as crianças

Se tens filhos, comprar em segunda mão é uma excelente forma de poupar dinheiro, pois é necessário estar sempre a comprar. Não só porque eles crescem mas também porque a roupa é muito usada, estragando-se com maior facilidade.

Se não tens filhos, porque não comprar em segunda mão para oferecer a sobrinhos ou filhos de amigos? Há roupa absolutamente impecável e praticamente nova. E é muito mais fácil comprar para crianças, basta ter em conta o tamanho.

Fixa um orçamento

Esta dica serve para todo o tipo de compras, não só em segunda mão. E é uma boa forma de limitar os teus gastos.

Comprar em segunda mão é mais acessível. Mas se acabares a comprar muitas peças, por encontrares pechinchas, podes gastar mais do que querias.

Coloca esse orçamento na tua wish list. O ideal é teres um valor máximo que queres pagar, por peça.

Começa com calma

Uma boa forma de começar é com peças mais fáceis que, no fundo, não gerem tantas das dúvidas que muitas vezes temos. Podes começar com acessórios, como malas, colares, brincos e pulseiras, pois à partida não se colocará a questão de servirem ou não. E isso reduz em muito a ansiedade da compra!

Quando já tiveres comprado várias peças desta forma, passa para a roupa. Novamente, pensa primeiro nas peças mais fáceis – vestidos, camisolas, t-shirts, casacos. As peças mais “difíceis” deverão ser as calças, por isso deixa-as para fim da lista.

Mantém um espírito aberto

Comprar em segunda mão é diferente de comprar novo. Não há vários tamanhos ou cores para a mesma peça, sendo tudo peças únicas. As fotos podem não ser tão fantásticas, porque não existe possibilidade de fazer grandes produções de moda. Muitas vezes nem conseguirás ver as peças vestidas, mas somente penduradas em cabides, pois é a forma mais rápida de fotografar.

Dá também uma olhadela a categorias que, à partida, não irias escolher. Por exemplo, porque não espreitar a roupa de homem e ver se há alguma peça que faça sentido no teu roupeiro? E vice-versa, claro (embora talvez mais difícil!).

Força nessa pesquisa

Compras online obrigam a pesquisa. O que demora tempo, claro. E podes não encontrar logo o que queres. Paciência e perseverança são chave!

Pensa o seguinte – se fosses a lojas físicas, demoravas tempo a vestir-te, ir até lá, possivelmente encontrar lugar para o carro, procurar na loja, experimentar, comprar e voltar para casa. Online podes passar logo à parte da pesquisa, enquanto estás no teu sofá, à hora que quiseres.

Para poupares tempo, guarda nos favoritos do telefone e/ou do computador os links das tuas lojas preferidas (o da reCloset, claro!) e passa por lá semanalmente, quando tiveres peças que queres comprar. Geralmente as lojas de roupa em segunda mão vão sempre atualizando o site, podes procurar pelas mais recentes.

Se tens dúvidas, pergunta

Pede mais informação ou mais fotos. Pede para ver um detalhe que não é claro para ti nas fotos. Pede para ver vestido numa pessoa (pode não ser possível, mas não custa tentar!).

Tudo o que precisares para estares o mais confortável possível com a tua compra. Porque ao correr bem, a confiança aumenta e as próximas vezes, irão correr ainda melhor.

Conhece as condições de compra e devolução

Dependendo a quem estás a comprar, as condições de compra e devolução variam imenso. Se for a particulares, é todo um mundo, desde pagar por MBWay, contra-reembolso ou transferência bancária. E na maioria dos casos, não aceitam devoluções.

Em plataformas, como é o caso da reCloset, o pagamento é feito online, com toda a segurança. E a devolução também é um direito teu, sem qualquer pergunta associada.

Esperamos que estas dicas para comprar roupa em segunda mão te sejam úteis!

E quando começares, vais ver que é tudo uma questão de prática, como em tudo na vida.

Visita a nossa loja e vê se gostas de algo para começares as tuas compras de roupa em segunda mão.

Outros artigos que podes gostar

Faça sua a camisa dele!

As camisas brancas oversize estão in. Para quem gosta deste estilo descontraído e confortável, a boa notícia é que não é necessário ir às compras para usar esta tendência! Porquê? Porque podemos aproveitar o roupeiro dele (marido, namorado, irmão, pai, filho, amigo) e...

Dress and go!

Há quem considere que os vestidos não são versáteis e que não se enquadram no conceito de eco-style pelo facto de serem peças únicas e, como tal, não permitirem criar variedade nos looks. Eu discordo e garanto que modificar esta crença irá multiplicar os vossos...

O fim da fast fashion?

A União Europeia tem vindo a apertar o cerco à indústria têxtil, com regulação mais apertada para as peças que se destinam ao mercado europeu. O objetivo? Reduzir o impacto ambiental da indústria, aumentando a durabilidade das peças. Os requisitos são variados, desde...

Elementos naturais no calçado

Em tons de areia, as sandálias de croché, corda, ou ráfia esbanjam naturalidade e são ótimas para compor looks descontraídos. Apesar disso, o seu uso não se limita aos piqueniques ou às férias na praia, com a roupa certa estas podem ser usadas para trabalhar (se o...

Como funcionam as certificações de moda sustentável?

As certificações podem ajudar-nos a fazer melhores escolhas, pois comprovam que as marcas cumprem com as promessas que fazem. Na moda também existem certificações, algumas específicas e outras genéricas. Embora as entidades que certificam sejam por norma...

Camisa clássica, mas nem tanto!

Apelidada de clássica e sendo considerada uma peça indispensável do dress code business formal, a camisa também sai à rua para descontrair. A sua versatilidade oferece uma grande liberdade para criar composições interessantes, logo o facto de ser formal, ou não,...

Desafio: a mesma peça, vários looks!

Nunca me cansarei de afirmar que sermos adeptas de um Eco Style não significa apenas usarmos roupa com produção ética e feita de materiais sustentáveis. Significa também darmos muito uso a todas as peças que possuímos. Afinal, um consumismo exagerado de roupa...

Coordenar rosa com habilidade

Se por um lado, o color block* está in. Por outro lado, esta temporada o rosa, em todas as suas tonalidades, assume-se como um dos protagonistas. Assim, saber coordená-lo com outras cores é uma habilidade que pode permitir tirar os looks do comum e revelar empenho na...

Hoodie com saia by Breathing Style

Confortável e prático o hoodie, sweatshirt com capuz, é considerado uma peça essencial tanto do sportswear como do loungewear. Mas o seu potencial não se fica por aí! Surpreendentemente versátil, é possível inseri-lo em looks dignos de destaque no street style. Se...

O que é design circular?

No design de moda, são usados recursos com o objetivo de fazer roupas lindas, que cumpram a sua função. De conforto, de proteção, de adorno e até de integração social. Até agora, e com raras exceções, não é considerado no processo de design o que fazer com as roupas,...
Casacos

Há para todos os estilos

Calças

Jeans, clássicas ou casuais

Vestidos

Atrevidos, formais ou descontraídos

Recebe novidades em primeira mão

Ideias, sugestões e inspiração para uma vida mais sustentável

Novidades de novas peças em loja

* indicates required


Para subscrever, é necessário aceitares o envio por email.


Podes remover a tua subscrição a qualquer momento

We use Mailchimp as our marketing platform. By clicking below to subscribe, you acknowledge that your information will be transferred to Mailchimp for processing. Learn more about Mailchimp’s privacy practices here.