Comprar roupa em segunda mão pode até estar na moda mas ainda não é uma realidade para todas as pessoas. Alguns mitos, ideias pré-concebidas, dificuldades e receios levam a que muitos ainda tenham dificuldades em dar o passo. Mesmo que tenham vontade.
Aos receios habituais, acresce o sentimento de insegurança de o fazer online. A falta de tocar nos tecidos, o não saber se vai ficar bem, ou até servir e a insegurança de algo correr mal no processo.
Eu já estive aí. A querer fazê-lo, mas perdida no meio da oferta. Sem saber no que confiar, como fazer, onde procurar.
Por isso, fui à procura de dicas partilhadas por quem já o faz, para quem o quer fazer e não sabe por onde começar. A elas, juntei a minha experiência pessoal, que pode ser útil para algumas pessoas.
Como começar a comprar roupa em segunda mão online
Conhece as tuas medidas
Os tamanhos das roupas variam muito, dependendo da origem da marca e dos padrões de cada país. Por exemplo, de uma forma geral, os tamanhos nos EUA costumam ser maiores do que os da Europa. Assim, se vestes um M por cá, é possível que o tamanho americano seja um S.
Mas vai mais longe e tira as tuas medidas exatas, nomeadamente de cintura, peito, anca. Guarda essas medidas e usa-as na hora de comprar. Podes também medir peças, que te sirvam na perfeição, e tomá-las como referência para escolher outras.
Na nossa loja, temos medidas detalhadas em praticamente todas as peças, podes ver esta peça como exemplo.
Faz uma wish list
Comprar em segunda mão é mais acessível e mais amigo do ambiente. E sabes qual é um comportamento que é ainda mais amigo do ambiente? Reduzir as compras.
Assim, tal como fazemos quando vamos ao supermercado, faz uma lista de compras de roupa e acessórios. Podes fazê-la quando muda a estação e te apercebes do que tens em falta, ou gostavas de comprar.
Mantém essa wishlist no teu telemóvel, para que saibas sempre o que realmente precisas. E cumpre ao máximo com a wish list, para não comprares, por impulso, peças que não precisas. Ou não têm lugar no teu roupeiro.
Compra para as crianças
Se tens filhos, comprar em segunda mão é uma excelente forma de poupar dinheiro, pois é necessário estar sempre a comprar. Não só porque eles crescem mas também porque a roupa é muito usada, estragando-se com maior facilidade.
Se não tens filhos, porque não comprar em segunda mão para oferecer a sobrinhos ou filhos de amigos? Há roupa absolutamente impecável e praticamente nova. E é muito mais fácil comprar para crianças, basta ter em conta o tamanho.
Fixa um orçamento
Esta dica serve para todo o tipo de compras, não só em segunda mão. E é uma boa forma de limitar os teus gastos.
Comprar em segunda mão é mais acessível. Mas se acabares a comprar muitas peças, por encontrares pechinchas, podes gastar mais do que querias.
Coloca esse orçamento na tua wish list. O ideal é teres um valor máximo que queres pagar, por peça.
Começa com calma
Uma boa forma de começar é com peças mais fáceis que, no fundo, não gerem tantas das dúvidas que muitas vezes temos. Podes começar com acessórios, como malas, colares, brincos e pulseiras, pois à partida não se colocará a questão de servirem ou não. E isso reduz em muito a ansiedade da compra!
Quando já tiveres comprado várias peças desta forma, passa para a roupa. Novamente, pensa primeiro nas peças mais fáceis – vestidos, camisolas, t-shirts, casacos. As peças mais “difíceis” deverão ser as calças, por isso deixa-as para fim da lista.
Mantém um espírito aberto
Comprar em segunda mão é diferente de comprar novo. Não há vários tamanhos ou cores para a mesma peça, sendo tudo peças únicas. As fotos podem não ser tão fantásticas, porque não existe possibilidade de fazer grandes produções de moda. Muitas vezes nem conseguirás ver as peças vestidas, mas somente penduradas em cabides, pois é a forma mais rápida de fotografar.
Dá também uma olhadela a categorias que, à partida, não irias escolher. Por exemplo, porque não espreitar a roupa de homem e ver se há alguma peça que faça sentido no teu roupeiro? E vice-versa, claro (embora talvez mais difícil!).
Força nessa pesquisa
Compras online obrigam a pesquisa. O que demora tempo, claro. E podes não encontrar logo o que queres. Paciência e perseverança são chave!
Pensa o seguinte – se fosses a lojas físicas, demoravas tempo a vestir-te, ir até lá, possivelmente encontrar lugar para o carro, procurar na loja, experimentar, comprar e voltar para casa. Online podes passar logo à parte da pesquisa, enquanto estás no teu sofá, à hora que quiseres.
Para poupares tempo, guarda nos favoritos do telefone e/ou do computador os links das tuas lojas preferidas (o da reCloset, claro!) e passa por lá semanalmente, quando tiveres peças que queres comprar. Geralmente as lojas de roupa em segunda mão vão sempre atualizando o site, podes procurar pelas mais recentes.
Se tens dúvidas, pergunta
Pede mais informação ou mais fotos. Pede para ver um detalhe que não é claro para ti nas fotos. Pede para ver vestido numa pessoa (pode não ser possível, mas não custa tentar!).
Tudo o que precisares para estares o mais confortável possível com a tua compra. Porque ao correr bem, a confiança aumenta e as próximas vezes, irão correr ainda melhor.
Conhece as condições de compra e devolução
Dependendo a quem estás a comprar, as condições de compra e devolução variam imenso. Se for a particulares, é todo um mundo, desde pagar por MBWay, contra-reembolso ou transferência bancária. E na maioria dos casos, não aceitam devoluções.
Em plataformas, como é o caso da reCloset, o pagamento é feito online, com toda a segurança. E a devolução também é um direito teu, sem qualquer pergunta associada.
Esperamos que estas dicas para comprar roupa em segunda mão te sejam úteis!
E quando começares, vais ver que é tudo uma questão de prática, como em tudo na vida.
Visita a nossa loja e vê se gostas de algo para começares as tuas compras de roupa em segunda mão.