No design de moda, são usados recursos com o objetivo de fazer roupas lindas, que cumpram a sua função. De conforto, de proteção, de adorno e até de integração social. Até agora, e com raras exceções, não é considerado no processo de design o que fazer com as roupas, quando já não cumprem com a sua função. E aqui falamos das roupas já não estarem em condições de serem usadas (e não terem deixado de ser tendência).
Design circular é pensar e desenhar a peça tendo em conta a sua reutilização em futuras peças, por exemplo, através da reciclagem. No fundo, uma peça de roupa torna-se um recurso para novas peças.
Pode ser esse um dos caminhos para diminuir o impacte da moda no ambiente?
Há muitos especialistas que dizem que sim, procurando encontrar matérias primas alternativas, de menor impacte ou mais fácil reciclagem. Ou processos de design que pensem no descarte.
Não é um caminho fácil, de todo. Mas se houver mais cabeças a pensar nele, de repente as coisas acontecem.
Então o que é preciso?
Que haja interesse em que isto aconteça 💚 Até agora, o descarte da roupa não afeta os preços da roupa, o que significa que o custo para o ambiente não é considerado. Quando isso acontecer, teremos as marcas a incluir a circularidade em todos os seus processos e a mudança vai mesmo acontecer.
E não é que já está a acontecer? 💡
A União Europeia lançou em março a estratégia para têxteis sustentáveis e circulares, com os seguintes objetivos:
- todos os produtos têxteis vendidos no mercado europeu são duráveis, reparáveis e recicláveis, feitos em grande medida de fibras recicláveis, livres de substâncias perigosas, produzidas em respeito pelos direitos sociais e pelo ambiente
- “a fast fashion ficar fora de moda” e os consumidores beneficiarem de têxteis de elevada qualidade a bom preço
- o setor têxtil é competitivo, resiliente e inovador, com os fabricantes a assumir responsabilidade pelos seus produtos ao longo da cadeia de valor, com capacidade suficiente para reciclagem e mínima incineração e envios para aterro
Poupar água passa por muitas ações. Uma delas é usar roupa por mais tempo e adotar a 2ª mão 💚