O tema da sustentabilidade é cada vez mais debatido. Seja online, em tertúlias de esplanada, em casa com os amigos, com a família e até mesmo em contexto laboral. No entanto, há uma sensação comum e paralisante que é um misto de desespero, angustia e desorientação quando se passa para a fase de: o que é que se pode fazer para melhorar a situação, ou pelo menos não estragar mais?
Todas as respostas parecem recair sobre a grande responsabilidade dos governos, das empresas, do sistema económico mundial, da globalização, etc etc etc.
Não descurando a efetiva responsabilidade que estes elementos têm, não podemos simplesmente deixar-nos ficar no nosso canto lamuriando por “ ninguém” fazer nada para que esta Terra onde todos vivemos, este estilo de vida que todos temos, seja mais sustentável. Assumir essa postura é tão simplesmente desistir e assumir que o facto de sermos cidadãos não nos confere quaisquer direitos nem deveres.
Cá em casa esse conceito de cidadania não existe!
Por isso, e para demonstrar que todos temos um papel, decidimos começar a registar todas as alterações que foram sendo feitas nos nossos hábitos de consumo, nas nossas rotinas, enfim, na nossa vida em geral, desde que tomámos consciência que todos dias, pelas nossas ações, temos tanto impacto e responsabilidade como os tais grande agentes e instituições a quem é tão fácil apontar o dedo.
Pertenço a uma familia comum, somos um casal que gosta de viajar, de estar com os amigos, de ir ao cinema, ambos trabalhamos e temos 1 filho. O desafio destes artigos é simplesmente ajudar-nos a tomar consciência, partilhar e descobrir novas formas de, sem abdicar daquilo que para nós é essencial (e veremos que há muito menos coisas essenciais do que poderíamos pensar), podemos tornar o nosso estilo de vida mais sustentável ambiental, social e economicamente e passar esse exemplo aos mais pequenos.
E agora, que o pontapé inicial foi dado, vão ter que esperar pelo próxima artigo para saber o que andamos a fazer 😉