Sabemos que a compra de roupa em segunda mão ainda não é uma realidade natural para todos. Há objeções, receios, dificuldades, medos e todos são válidos.
Claro que perceber porque não se compra roupa em segunda mão é importante para nós.
Para podermos contribuir com o nosso trabalho, para quem queira fazer essa mudança. Porque primeiro é preciso isso mesmo – Querer.
Por isso, perguntámos aos nossos seguidores no Instagram
Conhece as razões que nos apontaram para não comprar roupa em segunda mão… e o que temos a dizer em relação a isso
Preços parecidos às lojas de roupa em primeira mão
Quando falamos de preço, temos de olhar para as peças também, pois não serão idênticas. No fundo, é preciso comparar o que é comparável.
Se formos olhar para umas calças de fast fashion, que podem custar 10€, e compararmos com umas calças em segunda mão de maior qualidade, de uma marca ética, de facto a segunda mão pode não ser vantajosa em termos de preço. Mas a peça não é a mesma.
Na nossa loja, vamos colocando o preço estimado da peça em nova, para que a diferença de preços seja transparente. E seja possível identificar a poupança económica de comprar em segunda mão.
Não conhecer uma loja de 2ª mão com roupas adequadas à minha faixa etária
Não sabemos a idade da pessoa que nos apontou esta razão, mas acaba por ser pouco importante. Hoje em dia, existem imensas alternativas para comprar roupa em segunda mão:
- plataformas de roupa em 2ª mão, nacionais e internacionais
- plataformas de artigos gerais
- perfis pessoais no IG
- grupos de venda no FB
- lojas físicas
- lojas de instituições de solidariedade
É uma questão de procurar as que fazem sentido para nós, em termos de oferta e de segurança e comodidade na compra.
Higiene
Esta é uma razão apontada por muitos. Ainda faz confusão usar algo que já foi usado por outros, e mudar isso é algo muito pessoal. Como dissemos antes, para ultrapassar estas questões é preciso querer comprar em segunda mão.
Dito isto, todas as peças nos chegam lavadas (e isso é uma prática normal em plataformas como a nossa) e podes lavar ou limpar novamente, quando te chega às mãos.
Não conseguir experimentar
Nas compras online é de facto a realidade, quer compres em segunda mão ou novo. Na reCloset, podes devolver as peças e reaver o dinheiro, como em qualquer outra compra. E as peças devolvidas serão novamente colocadas à venda na nossa loja. Ao contrário do que acontece em muitas lojas de roupa nova, nomeadamente de fast fashion.
Para ajudar a minimizar a incerteza, e fazer a compra certa, identificamos medidas detalhadas em todas as peças. Assim, na descrição de cada peça, vais encontrar (dependendo da peça):
- Altura
- Cintura
- Anca
- Largura de coxa
- Largura de ombros
- Largura de mangas
O nosso conselho é que comeces por comprar peças mais “fáceis”, como t-shirts, e vás ganhando confiança.
Falta de oferta
Novamente, já não há falta de oferta hoje em dia. O que acontece é que, como são peças únicas, pode gerar frustração encontrar o que se queria, e não ser no tamanho certo.
Persistência e vontade são chave para comprar em 2ª mão.
Não é tão acessível, mas também tenho atenção para não cair no consumismo das lojas…
Além da questão do consumismo, há a questão de comprar sempre novo. Ambas as práticas são insustentáveis.
Quanto à acessibilidade, com a oferta que existe, online e física, é mesmo uma questão de hábito.
Desconhecia este tipo de mercado
A realidade de comprar em 2ª mão não é a norma, nem é conhecida de todos. Só com informação e abrangência é possível chegar a mais pessoas.
É por isso que é tão importante haver ativismo para a sustentabilidade.
Eu já compro, mas não há muita opção para tamanhos grandes
Há quem se especialize em tamanhos grandes, nomeadamente em perfis de IG e grupos de FB.
A maioria dos tamanhos disponíveis são os médios, pois é a roupa mais comprada. Na reCloset, temos a possibilidade de pesquisar por tamanho, para facilitar a procura.
Única peça que comprei nos últimos 2 anos não encontrei em 2ª mão, mas procurei antes!
Esta não é uma razão para não comprar, mas quisemos partilhar, pois acontece muito. Se queremos, ou precisamos, de uma peça, e não encontramos em 2ª mão, é fácil ir comprar novo. Mais uma vez, é uma questão de vontade. Será que podemos esperar mais um pouco para encontrar a peça certa?
É também por esta razão que temos peças de todas as estações na nossa loja, sendo possível procurar por outono/inverno e primavera/verão. Desta forma, podes até comprar uma peça fora de época, mas que querias mesmo ter.
Conhece a segunda parte deste tema, com mais razões para não comprar roupa em segunda mão, dos nossos seguidores.
Comprar roupa em segunda mão é fácil, acessível e divertido
Em suma, embora comprar roupa em segunda mão obrigue a alguma atenção, não é nenhum bicho de 7 cabeças. E pode ser bem divertido andar a vasculhar pechinchas que já não existem nas lojas!
Espreita a nossa loja e se tiveres alguma questão, estamos sempre por aqui.