A Sara é a criadora da Libelinha Design, uma marca de roupa de upcycling. Ou dito de outra forma, não há nada que a Sara não consiga recriar, remendar e reinventar!
Desde remendos criativos, a desmanchar completamente uma peça e transformar noutra, a Sara faz costura de upcycle, ajudando a dar nova vida a peças que poderiam ser colocadas de lado, de outra forma. Além disso, é muito ativa na sua comunidade, organizando limpezas de praia e indo às escolas alertar para os problemas ambientais que atravessamos. É um verdadeiro exemplo do praticar o que se diz.
Obrigada Sara, pelo teu trabalho, pela energia que emanas, por tudo o que fazes todos os dias, de forma incansável!
Tinha talvez os meus 6 anos quando recebi, da minha prima que veio da Venezuela, as minhas primeiras roupas em segunda mão. Com cores e padrões totalmente diferentes do que se encontrava cá em Portugal e fiquei completamente apaixonada.
Sou apaixonada por moda e por peças únicas, a minha mãe fazia a maior parte das minhas roupas, uma exímia tricotadeira e dava uns toques na costura. Já em criança escolhia com ela os modelos e os tecidos para ela me fazer a roupa, eu adorava ver e acompanhar todo o processo até a minha roupa estar pronta.
Na adolescência, procurava no baú da minha avó por peças de roupa antigas que me pudessem servir ou que de alguma forma pudessem ser alteradas e se encaixassem no meu estilo peculiar.

Entretanto já tricotava também alguns acessórios de moda e “crochetava” as minhas bolsas e mochilas. Cheguei aventurar-me não máquina de costura da minha mãe mas sem grande sucesso.
Confesso que muito raramente fui à Fast Fashion comprar roupa, preferia fazê-lo em lojas tematicas tipo aquelas lojas de punk ou metaleiras ou em festivais, feitas de artesanato ou lojas em segunda mão.
A primeira compra em lojas de segunda mão foi em 1998 e não me esqueço porque foi o dia em que fiz a minha primeira tatuagem.
As roupas que usava na adolescência ainda me servem, só lhes troco os conjuntos para que acompanhem o meu estilo que também vai evoluindo com a idade.
Aos 39 fiz a minha formação Modelista de Vestuário mas já anteriormente tinha tido umas aulas de costura, por isso já tinha feito umas experiências de Upcycling em roupas minhas. Ora cortava daqui, ora coisa ali e transformava o velho em novo e os amigos, sem lhes pedir, começaram a trazer as suas roupas velhas para transformar em novas e únicas.
Olá, eu sou a Libelinha, tenho 45 anos e sou designer de moda – Upcycling”
Sara Figueiredo, Libelinha Design
