FAQs

Estas FAQs não substituem a leitura dos Termos e Condições do nosso site. No entanto, ajudam em questões rápidas que tenhas sobre o nosso projeto, como comprar ou vender na reCloset.

Ao longo do tempo, e com as perguntas que nos vão sendo colocadas, vamos atualizando esta área.

Sobre a reCloset

O que é a reCloset

Somos um projeto que quer contribuir para despertar consciências para o impacto ambiental e social da moda. Participamos em eventos de sustentabilidade, criamos conteúdos e dinamizamos uma loja física em parceria, onde é possível comprar roupa em 2ª mão. O objetivo é prolongar o tempo de vida das peças de vestuário e acessórios, para menor utilização dos recursos do planeta.

Quem é responsável pela reCloset

As fundadoras da reCloset são a Ana Lopes e a Telma Santos, que criaram e gerem este projeto.

Quem são os parceiros

Os parceiros da reCloset são pessoas, projetos ou entidades que estejam alinhados com o que representamos, qualquer que seja o âmbito da sua atividade. Adicionalmente, também fazemos parcerias com instituições que possam beneficiar da nossa atividade.

Como posso receber novidades

Podes acompanhar o nosso Instagram ou ir visitando o nosso site!

Comprar na reCloset

Como compro peças

Neste momento, a reCloset vende exclusivamente no ponto de venda físico na loja Miosótis, em Lisboa.

Que peças posso comprar

A reCloset tem peças de vestuário e acessórios de moda de mulher e homem.

Em que estado estão as peças

Temos peças novas com etiqueta, novas, quase novas e usadas. Todas as peças se encontram em bom estado de conservação, sem nódoas, odores desagradáveis ou aberturas.

Vender na reCloset

Como posso vender através da reCloset

Neste momento, não estamos a aceitar entregas de peças para venda.

Que peças aceitam

Aceitamos roupa, sapatos e acessórios (carteiras, lenços, cachecóis, chapéus, gorros, óculos escuros, gravatas. Não aceitamos bijutaria) de mulher e homem.

As peças devem estar em boas condições de serem usadas, sem ar gasto, muito usado, com cores desbotadas ou borbotos. Peças que sejam muito antigas também serão analisadas de acordo com a sua temporalidade e potencial aceitação no mercado.

Como é feito o envio à reCloset

O envio é feito por correio, para a morada que indicarmos no momento da confirmação para envio.

Também aceitamos entregas em mãos, numa morada em Lisboa a indicar e com dia e hora marcados.

Tenho de pagar para enviar as peças à reCloset

Sim, tens de suportar os custos de envio à reCloset e uma comissão de processamento de 1€ por peça. Os custos de envio serão devolvidos sob a forma de vale de compras na reCloset, até um máximo de 10€, mediante a aceitação das peças.

Podes usar esse vale na loja ou oferecer a alguém como prenda!

Caso optes por entregar a tua comissão a uma instituição, a comissão de processamento não se aplica.

O que acontece se não pagar a comissão de processamento

Caso a comissão de processamento não seja paga, no prazo máximo de 1 semana após o envio, as peças enviadas poderão ser vendidas pela reCloset, sem pagamento de comissão ao vendedor nem devolução das mesmas.

Em que estado devem estar as peças enviadas

As peças devem estar limpas e em boas condições de serem usadas, sem ar gasto, muito usado, com cores desbotadas, nódoas, odores desagradáveis ou borbotos. Peças que sejam muito antigas também serão analisadas de acordo com a sua temporalidade e potencial aceitação no mercado.

O que acontece se as minhas peças forem rejeitadas

Se as peças não estiverem em condições para serem vendidas na reCloset, não cumprindo com os Termos e Condições definidos, poderão ser doadas a instituições ou convertidas em projetos de upcycle.

Se quiseres recebê-las de volta, podes levantar na nossa morada (Oeiras ou Lisboa) ou, mediante o pagamento do envio, poderemos fazer o retorno para a tua morada.

Quem define os preços das peças

Os preços são definidos pela reCloset, mas o vendedor pode indicar preços que gostaria que se aplicassem. Se forem enquadrados no mercado, serão aceites.

Qual a minha comissão

A comissão de todas as peças é de 50% sobre o preço final.

O vendedor tem direito a esta comissão, mediante a venda das suas peças, quando efetuou o pagamento inicial da comissão de processamento.

Como recebo a minha comissão

Podes receber a comissão em valor ou indicar uma instituição à qual atribuir a tua comissão.

O valor é pago por transferência bancária ou MBWay, para uma conta num banco português indicada por ti.

Caso tenhas optado por atribuir a comissão a uma instituição, faremos chegar esse valor em teu nome à instituição da tua escolha.

Quando recebo a minha comissão

O pagamento de comissões será feito no mês seguinte ao da venda. Podes consultar os nossos Termos e Condições para mais detalhe.

O que acontece às minhas peças que não são vendidas

As peças que não são vendidas em 6 meses, no mínimo, serão doadas a um projeto parceiro de cariz social.

Caso pretendas recebê-las de volta, podes indicá-lo quando as entregas. Neste caso, o custo de envio deverá ser suportado por ti ou poderás optar por recolher as peças em Lisboa ou Oeiras.

Última atualização 15 de novembro de 2024