Comunidade

Partilhar inspiração e contribuir para um melhor futuro

A reCloset é um projeto baseado na compra e venda de peças second hand, para que a roupa e acessórios que usamos vejam a sua vida prolongada. Com as óbvias vantagens para o planeta, pela diminuição de recursos utilizados.

Mas a reCloset quer ser mais do que uma loja online.

Queremos ser parte ativa na Comunidade de marcas, pessoas e entidades que dedicam a sua vida e atividade a chamar a atenção para as questões da sustentabilidade ambiental.

Por isso, a nossa ação também passa por nos associarmos a parceiros alinhados com os nossos valores. E por darmos a conhecer pessoas e projetos inspiradores, para que outros possam despertar para estas questões.

No fundo, queremos fazer algo.

Começamos por contar estórias de peças, quem sabe onde chegaremos?

Os R’s da reCloset

Reduzir

Será que precisa de tantos objetos, nomeadamente roupa e acessórios? A nossa intenção é incentivar todos a pensar no que realmente precisamos ou desejamos. Menos tempo a arrumar, a organizar ou a limpar significam mais tempo para o que é importante.

Nem todos temos de ter um roupeiro minimalista. Podemos não ser felizes dessa forma, e está tudo bem assim. Mas se pensarmos em reduzir o que compramos, por pouco que seja, já estamos a dar um contributo valioso.

Reutilizar

Descartar peças, das quais já não se gosta, e ir comprar peças novas é o comportamento mais habitual. Afinal, a moda não é só uma questão de necessidade, mas também de estilo e gosto pessoais. Mas a verdade é que isso compromete a sustentabilidade ambiental.

Por isso, queremos incentivar todos a pensar comprar second hand primeiro. A dar uma oportunidade às peças com estórias, dando-lhes nova vida. E quando essa nova vida já não for possível, pensar em novas utilizações.

Reciclar

Reciclar é um bom princípio, mas quando falamos em peças de moda, o que significa isso? Na maioria das peças, a reciclagem não é possível. Não só pela dificuldade em o fazer, pelos materiais associados. Mas também pela falta de opções em Portugal, na reciclagem pós-consumo.

Por isso, na reCloset procuramos alternativas. E, claro, nunca atiramos peças fora.

Dependendo do estado da peça, podemos entregar a instituições parceiras, que comprovadamente delas necessitem. Ao nosso parceiro de trocas Circular Wear, que as encaminhará para os seus pontos de trocas, um pouco por todo o país. Ou ainda a projetos de upcycle nossos parceiros e outras surpresas que vamos preparando.

Reconhecer

Queremos aprender com quem nos inspira e contribuir para inspirar outros. Assim, estamos certos que reconhecer outros projetos é parte de um caminho para uma maior consciência ambiental de todos. Procuramos parceiros que complementem o nosso projeto e partilhamos ideias inspiradoras, de onde quer que venham.

Sobre a reCloset

Um mercado online onde se pode comprar e vender peças second hand, de forma simples. Mas também partilhar conhecimento que permita despertar mais consciências para as vantagens para o ambiente. E combater o estigma de que comprar usado é só para quem precisa. Velhos são os trapos, diz o povo. Nós dizemos que não há peças velhas… só peças com estórias.

Não vives sem tshirts?

Há para todos os estilos

Básico mais básico não há

E então?

Atrevidos, formais ou descontraídos

Queremos todos!