Termos e Condições

As presentes condições regulamentam as compras e vendas efetuadas na loja online www.recloset.net, assim como a utilização dos serviços prestados pela reCloset. O contrato de compra e venda será subscrito entre o Utilizador, na sua condição de consumidor, e a entidade reCloset, com sede social na Alameda Vieira da Silva, nº 22 – 3D, Oeiras, com o NIF 208 902 201 e marca nacional registada nº 645825.

A reCloset reserva-se o direito de alterar os presentes Termos e Condições em qualquer momento e sem aviso prévio. As Condições de Compra aplicáveis serão as que se encontrem em vigor aquando da aceitação por parte do Utilizador, pelo que se sugere a sua leitura periódica.

Compromisso de boa utilização da Internet

A reCloset poderá anular qualquer encomenda ou serviço solicitado, bem como informar as autoridades competentes se existirem razões para suspeitar de uma utilização abusiva ou fraudulenta.

Disponibilidade do serviço

Os artigos da loja online serão entregues ao domicílio. É obrigação do Utilizador certificar-se de que estará alguém presente na morada indicada na data de entrega ou responsabilizar-se pela recolha da encomenda no posto CTT indicado.

Compra de artigos

A reCloset funciona como um intermediário entre o vendedor e o comprador, de forma a que os compradores possam adquirir os artigos dos vendedores através da reCloset.

A reCloset assume as suas obrigações como agente intermediário e responsabiliza-se exclusivamente pelos serviços prestados aos seus clientes: compradores e vendedores.

Preços

Os preços apresentados na reCloset são os preços finais, que já incorporam o preço de venda, as comissões, o IVA e os impostos que podem ser aplicáveis. O comprador não terá nenhuma sobretaxa adicional, além dos portes de envio, quando aplicável.

Processo de compra na reCloset

  1. acede à secção “Comprar” em www.recloset.net
  2. pesquisa, através dos filtros, diferentes categorias e atributos das peças
  3. visualiza as peças que te interessam. Através de um clique, podes aceder a uma informação mais completa de cada uma deles:
    • fotografias de diferentes perspetivas
    • nome
    • descrição detalhada
    • preço
  4. depois de selecionares a peça pretendida, inclui-a na tua encomenda clicando em “Adicionar”
  5. poderás adicionar mais peças ou processar a tua encomenda
  6. preenche a informação de contacto e endereço de envio
  7. seleciona o meio de pagamento, entre os disponíveis:
    • transferência bancária
    • MB Way
    • Paypal – se não tiveres conta, podes pagar com cartão de crédito
  8. verifica os teus dados e confirma a encomenda

Disponibilidade dos produtos

Os produtos são únicos, pelo que cada referência só tem uma unidade em stock.

Prazo e portes de envio

  • O comprador suporta os custos de envio, no valor de 4,99 Euros
  • as encomendas demoram até 5 dias úteis a ser entregues
  • os portes de envio e prazos de entrega estão considerados para todo o território português, incluíndo ilhas
  • os portes de envio para fora da zona identificada terão de ser vistos caso a caso
  • em compras iguais ou superiores a 50€, o envio é gratuito

Devoluções

As devoluções serão realizadas conforme o seguinte procedimento:

  • se, por alguma razão, o comprador não está satisfeito com a sua compra, tem o direito de devolver as peças, num prazo de 14 dias consecutivos, após a data de receção, desde que os itens sejam recebidos dentro desse mesmo período
  • caso a devolução seja recebida após os 14 dias previstos, o respetivo reembolso do valor só será efetuado depois da receção e avaliação dos artigos
  • para devolver os artigos, o comprador, dentro do prazo acima mencionado, deverá entrar em contacto com a reCloset, preenchendo o formulário de devolução. A devolução das peças deverá ser feita pelo comprador
  • as peças deverão ser devolvidas intactas: não podem estar danificadas ou sem a etiqueta reCloset
  • a devolução apenas se entenderá como concluída quando os artigos chegarem às instalações da reCloset. A reCloset não assumirá os possíveis custos ou incidentes que possam surgir do transporte das peças devolvidas, que serão da exclusiva responsabilidade do comprador. Nesse sentido, recomendamos que a devolução seja feita por correio registado
  • cumprindo os pontos citados anteriormente, será feita uma devolução de 100% do valor da compra, incluíndo os portes de envio, utilizando o mesmo método de pagamento
  • em caso de defeito do produto, comprovadamente existente aquando do envio feito pela reCloset, o comprador dispõe de 2 meses para esta identificação e pedido de devolução. Neste caso, a reCloset assumirá o compromisso de solucionar a situação no prazo de 30 dias a contar da data em que for informada do defeito. A solução será sempre resultado do acordo entre a reCloset e o comprador
  • se o comprador solicitar uma devolução, a reCloset verificará o estado das peças e, dependendo do cumprimento das condições mencionadas anteriormente, poderá ocorrer o seguinte:
    • o produto não cumpre as condições e, por isso, a devolução é rejeitada pela reCloset. Neste caso, o comprador será contactado, no prazo de 7 dias úteis, e as peças ser-lhe-ão novamente enviadas. Todas as despesas geradas por este reembolso serão da responsabilidade do comprador, incluíndo o transporte dessas peças (do comprador para a reCloset e respetiva devolução), impostos ou taxas alfandegárias, quando aplicável
    • o produto está em conformidade com as condições mencionadas anteriormente e, portanto, a sua devolução é aceite pela reCloset. Neste caso, o comprador receberá um email a informar que a devolução foi aceite e a reCloset irá proceder à devolução do valor dos itens devolvidos

Garantias

Todos os produtos têm uma garantia de 1 ano.

Tendo em consideração que os bens comercializados na reCloset foram previamente utilizados por terceiros, e são suscetíveis de nova utilização para seus fins específicos, não serão considerados motivos para acionar a garantia, o desgaste ou deterioração causada pelo uso ordinário os mesmos.

Da mesma forma, informamos o comprador que a possível diferença de tonalidade, causada pela utilização do produto, não será considerada um erro suficiente para ativar a garantia do produto.

O custo de envio das devoluções feitas no âmbito das Garantias, são suportados pelo Comprador.

 

Venda de artigos

Indicações gerais

A reCloset disponibiliza, a particulares, a possibilidade de vender as suas peças de vestuário no site www.reCloset.net. Este particular, de agora em diante vendedor, é qualquer pessoa física que use esta plataforma para vender as peças que já não usa e de que se quer desfazer por um valor por si estipulado.

A reCloset oferece uma plataforma de venda destinado a pessoas que:

  1. Tenham artigos em bom estado que já não usam
  2. Estejam numa situação em que não querem doar nem deitar fora estes mesmos artigos
  3. Não disponham de tempo pessoal para todo o processo de venda exigido noutras plataformas de venda
  4. Estejam dispostas a abdicar de uma percentagem do valor dos artigos, pelo serviço de venda da reCloset
  5. Queiram contribuir para o projeto reCloset, por se identificarem com os valores do mesmo

Uma vez vendida, após o intervalo de tempo atribuído a possíveis trocas/devoluções (14 dias após a receção), a percentagem da venda destes artigos é-lhe atribuída. O valor poderá ser transferido para IBAN a indicar ou ser doado a uma Instituição sem fins lucrativos à escolha do vendedor e depois de verificada pela reCloset.

O vendedor pode entregar roupa, sapatos ou acessórios de mulher e homem, a partir dos 12 anos.

Vender artigos

A cada 4 meses, e durante as primeiras 2 semanas do mês da nova estação (abril, julho, outubro e janeiro), a reCloset abre o “momento de entrega” aos vendedores que nos queiram fazer chegar as suas peças. Durante esse período, serão aceites entregas de, no máximo 20 peças por vendedor, até ao limite de 5 vendedores, que serão selecionados por ordem de chegada dos pedidos.

As entregas só poderão ser feitas depois de um contato entre a reCloset e o vendedor para marcação de condições de entrega, nomeadamante número de peças, tipo de peças, PVP pretendido, horário e morada de entrega (que podem variar dependendo da localização do vendedor).

Para fazer o pedido de entrega, o vendedor deverá utilizar a área devidamente identificada para isso no site www.recloset.net. Os artigos poderão ser entregues pessoalmente pelo vendedor, na morada a indicar, ou poderão ser enviados por correio pelo vendedor. Nesses casos, o valor dos portes será devolvido ao vendedor sob a forma de crédito em compras na loja online www.recloset.net.

Entrega de artigos para venda

  1. O vendedor será contactado pela reCloset para combinar os termos da entrega dos produtos
  2. As peças serão avaliadas uma a uma
  3. Após a seleção das peças, estas são identificadas com os dados do vendedor e com o valor a que este pretende vendê-las
  4. Por último, o vendedor assina o relatório de entrega em como entregou X peças aptas para venda (este documento será enviado por email)

As peças não selecionadas poderão ser-lhe devolvidas, ou destinadas aos parceiros da reCloset:

  • projetos de trocas de roupa
  • instituições de solidariedade social, sempre que estas tenham necessidade das peças em questão
  • projetos de upcycling

Todas as peças, que são entregues à reCloset, poderão ser encaminhadas para os parceiros se ocorrer uma das seguintes situações:

  1. a peça chegou à sessão fotográfica e foi detectado algum defeito (mancha, abertura, borboto), não identificado na fase de seleção
  2. a peça está no site há 6 meses e não foi vendida

Nestas situações, o vendedor será informado e poderá optar pela devolução dos artigos. Nesse caso, terá que suportar os custos de envio e mediante comprovativo deste pagamento, a reCloset fará o envio por correio.

Processo de seleção

  • no processo de seleção é confirmado o número de peças recebidas e quais foram selecionadas
  • o vendedor deverá assinar o relatório de entrega e devolver de forma digital (bastando tirar uma foto do relatório devidamente assinado)
  • as peças que não foram selecionadas, não irão constar do relatório de entrega
  • as peças não selecionadas serão devolvidas ao vendedor, caso este o deseje, ou poderão ser guardadas e posteriormente distribuídas pelos parceiros

Artigos aceites

Na fase da avaliação, serão descartados os artigos que não estão em condições para a venda. O nosso nível de exigência em relação ao estado dos artigos é bastante elevado.

  • os artigos que aceitamos não podem conter nódoas, odores desagradáveis ou aberturas
  • o tecido das peças deve estar em bom estado, sem borbotos ou aspeto gasto
  • os artigos devem estar limpos, pelo que aconselhamos que sejam tratados previamente à entrega. Caso os artigos entregues necessitem de lavagem esta será feita pela reCloset, sendo o custo imputado ao vendedor (através de dedução do valor a transferir quando a peça for vendida)
  • não aceitamos roupa interior ou fatos de banho usados
  • aceitamos roupa, sapatos e acessórios de mulher e homem, a partir dos 12 anos
  • aceitamos artigos que possam ser vendidos na estação correspondente à que é feita a entrega, ou na estação seguinte, ou seja, por exemplo, estando na primavera, aceitamos entregas de artigos de primavera ou verão
  • Todos os artigos que não cumpram os critérios exigidos serão rejeitados

Valorização das peças

Feita pelo Cliente

Preferencialmente, o vendedor define os preços das suas peças. Esta informação deverá ser transmitida aquando do envio das mesmas.

Feita pela reCloset

Caso o vendedor não proceda à valorização do seu inventário, a reCloset atribuirá um preço às peças entregues pelo vendedor. Esta valorização é feita com base em pesquisa, tendo em conta a marca da peça e o estado de conservação da mesma, assim como o nível de procura.

O vendedor será informado do preço que será praticado, para a venda das peças em questão, e poderá decidir se pretende avançar com a venda ou, não aceitando o valor proposto pela reCloset, se prefere a devolução dos artigos.

No prazo máximo de 1 mês, a partir do momento da entrega, o vendedor receberá uma notificação para visualizar a sua área no site, onde terá as suas peças à venda.

Artigos não aceites

Os artigos não aceites, no momento da seleção, serão entregues aos nossos parceiros ou, caso o vendedor deseje, devolvidos. Neste caso, o vendedor terá de suportar os custos de envio.

Pagamento de comissões

A comissão atribuída ao vendedor, na venda efetuada pela reCloset, é de 50% sobre o valor final da peça.

A percentagem atribuída à reCloset destina-se a cobrir os processos de:

  • Comunicação
  • Gestão das encomendas
  • Gestão e manutenção da loja online
  • Recolhas, receção e seleção das peças
  • Preparação das peças para fotografia
  • Captação, tratamento e organização das fotografias
  • Armazenamento, acondicionamento e embalamento para envio
  • Gestão de devoluções
  • Pagamentos ao vendedor ou doação dos valores

O pagamento de comissões será feito mensalmente, no mês seguinte ao da venda, desde que decorridos 30 dias da mesma, para se poderem gerir adequadamente as devoluções, caso existam.

A reCloset irá pagar a quantia devida ao vendedor, através de transferência para a conta bancária respetiva. O número de conta deverá pertencer a uma entidade bancária portuguesa.

Caso a opção seja a doação dos valores, para uma Instituição sem fins lucrativos, o mesmo será feito para a conta dessa Instituição.

 

Arbitragem e Gestão de Conflitos

A arbitragem e gestão de conflitos entre a reCloset e terceiros será feita nas entidades RAL em Portugal ou na plataforma europeia de resolução de conflitos em linha.